segunda-feira, junho 24, 2013

Explosão de Sapos

Numa casa que minha mãe morou em Jaguariaíva, tinha muitos sapos. Era uma casa de fundo e um terreno de pouca iluminação. Era uma casa bem simples e de madeira. Quando alguém entrava a noite pelo terreiro, pisava em um ou dois sapos. Era sapo pra tudo que é lado, em cima do telhado e embaixo da cama.
Ao discutir o assunto com uma amiga, perguntando a ela de onde era a origem de tanto sapo, minha mãe citou uma especie de porão embaixo da casa, cuja porta era uma espécie de alçapão.
Elas decidiram abrir juntas e vagarosamente a porta daquele alçapão. Pra surpresa das duas, tinha uns Setecentos e Cinquenta Sapos lá dentro!
Elas decidiram jogar cada uma um pacote de sal dentro do alçapão e depois sair correndo. O fato ocorreu e era sapo pra tudo que é lugar. Ela me contou que nunca mais viu ou ouviu sapo naquele terreiro.
Quando eu contei pra minhas alunas essa história, eu fui mais além e disse que a explosão de sapos era semelhante a uma explosão de fogo em uma cena cinematográfica, onde aparece as pessoas correndo e uma explosão de chamas no fundo. Olha a imagem que destaca a comparação:

(O FOGO REPRESENTA OS SAPOS HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA)