Certo dia eu estava chegando na minha casa e um menino de uns 4 anos de idade me parou no meio da calçada. Ele saiu da casa do vizinho da esquina da quadra perguntando pra onde eu tava indo. Eu disse a ele onde era meu destino e já me perguntou seguidamente onde eu trabalhava e o que eu fazia. Disse a ele que era professor e dava aulas de inglês. Ele perguntou: "O que é inglês"???
Nunca ninguém tinha me feito uma pergunta simples porém tão difícil de responder, ainda mais naquelas circunstâncias. O menino olhava nos meus olhos e a pupila dele tremia de curiosidade e eu pensei em frações de segundos que aquilo não podia estar acontecendo, já que eu tenho como característica responder às perguntas mais difíceis de meus alunos naquilo que faço, então responder a pergunta daquele menino era uma questão de honra.
Pra minha sorte tava passando uma novela na globo onde um dos personagens falava muitas frases em inglês. (Por sorte eu sabia o nome do personagem. Eu não acompanhava a novela, pois se eu acompanhasse eu saberia o nome do personagem; Gostaria de lembrar).
O menino conhecia o personagem pelo nome e falou que não entendia algumas frases que ele falava. Eu disse a ele que aquilo era inglês, e que eu ensinava as pessoas a falar daquele jeito. O menino suspirou com um Ahhhh boooooooom, virou as costas pra mim e entrou na casa do vizinho. Eu nunca mais vi o menino e nunca saberei quem é ele.
Hoje aconteceu algo semelhante: uma menina de 11 pra 12 anos aprendeu a palavra inflação numa das minhas aulas. Eu pedi a ela pra formar uma pergunta e ela tinha uma serie de estruturas numa tabela. Sugeri a ela que pegasse a palavra "inflação", e pegasse a palavra "alta", e formasse uma frase. Ela perguntou ''o que é inflação'', professor??? Eu me bati tudo pra pensar numa maneira de ensinar o que é inflação pra uma menina de 11 anos que sabe muito pouco da vida. Acabei tendo a satisfação de sanar a duvida dela. Sei que ela entendeu pois pedi a ela que me explicasse e ela o fez com destreza total.
Penso que muitas pessoas certas não respondem as perguntas certas das nossas crianças e adolescentes por não saberem dar as respostas certas. Elas vão até as pessoas erradas e recebem as respostas erradas. Deus faz entender nas escrituras que muitas pessoas só não encontram com a verdade por não saberem onde encontrá-la. Também disse que a verdade é que nos liberta. Um brinde à tudo aquilo que é verdade, que é puro e que é bom. É o conhecimento que nos torna livres e não nos prendem àquilo que corrói nossa alma e nos mantem longe da mentira que destrói até as melhores famílias. Então se há algo que seja bom e verdadeiro, compartilhe. Pode salvar alguém.
3 comentários:
Muito bom, que legal Capis, parabens adorei o seu post e concordo plenamente. Bjs
Gostei Muito !!
Oi Capis
Muito lindo o que vc escreveu!
Esse é um dos maiores medos com relação aos meus filhos. De eles perguntarem pras pessoas erradas.
Que o Senhor nos ajudde a guia-los!
Ate mais
Postar um comentário